29 Dezembro 2012 ~ 0 Comments

O que é o linkedin? Parte 1

Nos últimos anos tem-se verificado uma mudança de paradigma, no que diz respeito à empregabilidade. No mundo do trabalho, a forma como o empregador e o candidato se comunicam, está a mudar drasticamente, devido ao impacto das novas tecnologias, nomeadamente das redes sociais na nossa sociedade.

Neste contexto, surge em 2002 a rede social linkedIn, com intuito de se tornar uma plataforma de partilha e disponibilização de informação de âmbito profissional. Atualmente esta rede possui cerca de 147 milhões de utilizadores e mais de 2 milhões de empresas registadas em todo mundo.

O linkedin é muito mais que um currículo on-line, porque permite estabelecer redes de contacto (networking) entre empresas e profissionais, troca de ideias, obter recomendações, conhecer e manter contactos entre pessoas do mesmo ramo de atividade, procurar ofertas de emprego, ser contactado por empresas interessadas no nosso perfil ou serviços, ter acesso a noticias e informação sobre empresas, acesso a grupos de discussão profissionais, etc.

Cada vez mais as empresas buscam pessoas através desta rede social por isso, se ainda não faz parte do linkedin, registe-se já. Ao criar o seu perfil irá possuir um currículo interativo onde poderá constar, á semelhança do currículo convencional, as empresas onde trabalhou, onde estudou, recomendações, prémios e certificações. Não se esqueça que o linkedin é uma rede profissional e por isso é importante ter o cuidado com a informação que disponibiliza.

Num próximo artigo será explicado mais aprofundadamente, como poderá construir o seu perfil no linkedin.

 

Leave a Reply