26 Novembro 2012 ~ 0 Comments

Como causar uma boa impressão

De uma forma geral, não estamos cientes da grande importância que a primeira impressão têm, pelo menos a nível consciente. A primeira impressão que as outras pessoas possam ter nós poderá ter um grande impacto na opinião que estes terão de nós próprios.

Allan e Barbara Pease, no seu livro “Linguagem Corporal”,  diz-nos que até 90% da opinião que os outros formam de nós próprios é feita nos primeiros 4 minutos, e que 60 a 80% da opinião é baseada na nossa linguagem não verbal.

Sendo assim, e no contexto de uma entrevista de emprego, é fácil entender a importância de causar uma óptima primeira impressão, uma vez que esta terá um grande peso na opinião dos entrevistadores.

A primeira impressão

De forma a melhorar as nossas possibilidades, existem um conjunto de aspectos que podemos ter em conta antes e durante a entrevista:

1. Apresentação

É essencial ter a preocupação com a roupa que veste e a sua higiene pessoal. Deverá ter em conta o cargo ou trabalho para o qual concorre de forma a adaptar e escolher a sua roupa que irá levar para a entrevista. Use cores conservadoras e evite cores que chamem demasiado atenção, cores incomuns, brilhos, etc. Quanto à sua higiene pessoal, deverá ter em atenção que a barba e o cabelo deverão estar bem aparados e penteados.

3. Pense positivo

Pensar positivo acerca do desfecho da entrevista ajuda-nos a ter uma perspectiva mais confiante que se reflectirá tanto no nosso discurso, como na nossa atitude perante os entrevistadores. Ser confiante e estar relaxado, transmite auto-confiança. Mas não confunda confiança com arrogância.

4. Seja pontual

É muito importante a pontualidade, caso se atrase a impressão que terão sobre si, será com certeza negativamente afectada.

5. Entre de uma forma confiante

A sua entrada na sala onde decorrerá a entrevista, deverá ser feita sem hesitações, dirigindo-se à pessoa que o entrevistará. Evite arrastar os pés e a mudança de velocidade enquanto caminha, pois isso denuncia falta de confiança.

6. Sorria

Sorrir é importante, pois permite criar empatia entre as pessoas, no entanto este não deverá ser forçado nem muito evidenciado.

7. Dê um bom aperto de mão

Um aperto de mão diz muita coisa sobre a nossa pessoa. A melhor maneira de o fazer consiste em manter direita a palma da mão  e devolver a pressão que receber. Permita que seja a outra pessoa a terminar o aperto de mão. Aprenda a dar um bom aperto de mão, pratique-o e faça dele um hábito no seu dia-dia.

8. Mantenha uma boa postura

Evite ter as costas curvadas e caminhar olhando para o chão. Ao sentar-se, evite encostar-se demasiado à cadeira. Não cruze os braços nem as pernas. Uma boa postura contribuí para projectar uma imagem mais positiva de si.

9. Mantenha o contacto visual

Manter o contacto visual com um entrevistador demonstra confiança e transmite credibilidade. No entanto, não deverá manter o olhar constantemente fixo na pessoa.

9. Seja interessado e não interessante

Ter uma boa impressão não deverá ser confundido com impressionar as pessoas mostrando o que sabemos, quem conhecemos ou o que fizemos. Deverá evitar esta abordagem.

10 Ouça mais e fale menos:

Você será capaz de mostrar seu interesse pela outra pessoa ao perguntar mais e falar menos. Ao perguntar está a demonstrar o seu interesse. Faça perguntas sobre o emprego, empresa, local de trabalho, etc.

…e nunca se esqueça deste ditado popular: “Você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão

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