13 Julho 2013 ~ 0 Comments

Regras de apresentação de um currículo

Para além das regras básicas para fazer um currículo, dever-se-á ter em conta outros aspetos importantes a nível de apresentação. Estes aspetos dizem respeito mais concretamente com a apresentação do seu currículo ao nível da formatação, apresentação gráfica em geral, formato de papel, etc.

Regras de apresentação de um currículo

  • Utilize papel branco, preferencialmente no formato em A4. O papel e a impressão devem ser de boa qualidade. Além disso, evite fotocopiar mais exemplares de currículos de outra fotocópia para evitar perda da qualidade.
  • O seu currículo deve ter no máximo 2 páginas: apenas 1 página para quem tem pouca experiência profissional e 2 páginas para aqueles cuja experiência profissional seja mais extensa. Evite imprimir o seu CV frente e verso.
  • Redija o seu Currículo a computador, com margens entre os 2 e 3 centímetros, espaçamentos entre linhas em torno do 1.5 e o alinhamento do texto justificado.

Regras de apresentação de um currículo-formatação

 

  • Evite utilizar caráteres demasiado carregados ou de diferentes tipos. Saliente apenas o que seja absolutamente necessário. Utilize fontes sóbrias e de fácil leitura. Pessoalmente eu utilizo: Calibri, Times New Roman, ou Arial.
  • O seu curriculum vitae, não pode ter de maneira nenhuma qualquer erro ortográfico, gramatical ou rasuras. Isso passará sem sombra de dúvidas uma má imagem de você.
  • Evite utilizar imagens e desenhos (flores, passarinhos, gatinhos…), cores diferentes ou textos que apresentem os seus devaneios com a intenção de chamar atenção. A utilização destes elementos poderão ser mal vistos pelo recrutador.
  • Utilize apenas frases que sejam afirmativas, fale na 1ª pessoa e descreva de uma forma clara e concisa o que você é capaz de fazer: “Sei fazer….”, “Concebi…”, “Eu elaborei…”, “Eu liderei…”. Evite escrever parágrafos com mais de 5 linhas.
  •  Apresente as datas sempre da mesma maneira, evite escrever os números por extenso e identifique pelo menos uma vez no texto o significado por extenso de cada sigla.
  • A nível da fotografia pessoal, esta deverá ser colocada no seu currículo, apenas quando for pedida pelo recrutador. Esta deverá ser de ótima qualidade, tipo passe onde demonstre um ar o mais natural possível e que apresente uma postura positiva e dinâmica. Nunca coloque fotografias tiradas na praia, discoteca… (isto acontece com mais frequência do que você imagina) isto irá passar uma imagem de falta de profissionalismo. Posicione a sua fotografia no canto superior direito.

Posto estas regras de apresentação de um currículo, espero que você esteja o mais preparado possivel para fazer a diferença em relação ao outros candidatos.

Os maiores sucessos!

Leave a Reply