22 Fevereiro 2013 ~ 0 Comments

Procura emprego? Então utilize a internet!

Hoje em dia é inegável a importância da internet não só pela grande quantidade de informação a que temos acesso, mas também porque nos permite estar ligados a milhares de pessoas. Assim, a internet é um mundo de oportunidades que podemos e devemos explorar no âmbito profissional.

Já pensou na internet como uma ferramenta para se promover profissionalmente?

A internet está a mudar a forma como o candidato e o empregador se comunicam:

Procura de emprego

Existem diversos sites onde poderá procurar emprego. Em relação aos meio tradicionais de procura de emprego, estes sites facilitam a procura de emprego através de uma maior rapidez e de uma forma mais eficiente. É possível utilizar palavras-chave que vão ao encontro do perfil desejado, área geográfica, nível salarial, área de atividade, etc.

Presença na internet

Tudo o que faz na internet ficará registado permanentemente: comentários que faz em determinado site, as fotografias que disponibiliza nas redes sociais, os seus gostos pessoais, um vídeo que partilhou. Tudo isto vai influenciar a sua imagem on-line, por isso, deverá ter cautela com o que faz na internet. Basta uma pesquisa com o seu nome no Google, para descobrir o que tem feito na web.

É importante, desde já, definir uma estratégia para a sua presença online, com o intuito de construir uma imagem coerente da sua pessoa, para aqueles que o conhecem nos diferentes contextos, ou até quem sabe para quem vai contrata-lo. Não deite a perder as suas chances de ser contratado por causa de descuidos desta natureza.

A criação de um site pessoal ou blog é uma boa forma de se promover positivamente. Pode disponibilizar informação sobre si e sobre as suas competências, a sua área profissional ou sobre determinado assunto ou hobbie de que goste em particular.

Participe em fóruns ou grupos de interesse da sua área (facebook, Yahoo grupos, Google grupos, linkedIn, etc). Isto permitirá conhecer pessoas da sua área de trabalho, estar a par das novas informações e tendências no sector, ter conhecimento de ofertas de emprego, ganhar reputação entre os seu pares.

Crie um perfil no linkedIn, para se promover profissionalmente. Esta é uma rede social de âmbito profissional que se encontra em franco crescimento. Esta plataforma lhe permitirá estabelecer redes de contacto (networking) entre empresas e profissionais, troca de ideias, obter recomendações, conhecer e manter contactos entre pessoas do mesmo ramo de atividade, procurar ofertas de emprego, ser contactado por empresas interessadas no seu perfil ou serviços, ter acesso a notícias e informação sobre empresas, acesso a grupos de discussão profissionais, etc.

Face ao exposto percebe-se a importância da presença online para fins profissionais. Por isso lhe pergunto: A imagem que apresenta na internet é de uma pessoa que alguém queira contratar?

 

Leave a Reply