28 Junho 2013 ~ 0 Comments

Perguntas em entrevistas de emprego: como se preparar

As perguntas em entrevistas de emprego é sem dúvida um dos fatores que mais preocupa quem vai a uma entrevista de seleção. Num artigo anterior, fiz menção às perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego.

Neste artigo pretendo abordar os aspetos que devem ser tidos em conta para você se preparar para possíveis perguntas que possam sair numa entrevista de emprego.

Perguntas em entrevistas de emprego – Como se preparar

1. Em primeiro lugar deverá fazer uma pequena lista de algumas mensagens que quer transmitir e que possam ir ao encontro de possíveis perguntas que o entrevistador lhe possa fazer. As suas respostas  devem transmitir energia, empenhamento e uma imagem de si, adequada ao perfil exigido para a vaga em questão.

2. Peça a um ou dois amigos que se façam passar por entrevistadores. Esta é sem dúvida uma das melhores formas de você se preparar. Eles deverão ser capazes de demonstrar por vezes uma postura fria e distante. Apesar de um entrevistador pretender saber o máximo sobre si e a sua carreira, por vezes assumem esta postura como forma de verificar como você reage à indiferença.

Poderá também filmar a sua entrevista encenada, para possa ver mais tarde, o que correu bem e o que deverá ser melhorado no futuro.

3. Durante a entrevista mantenha uma postura correta, evitando fazer gestos rápidos, desviar o olhar muitas vezes ou gesticular em demasia.

4. Nas suas respostas, tenha em atenção as perguntas e no que verdadeiramente esta possa implicar. Ou seja, muitas vezes os entrevistadores fazem perguntas que podem ter um duplo sentido. Estas perguntas podem muitas vezes parecer explorativas mas ao fim ao cabo podem servir para o entrevistador perceber algo mais profundo sobre você. Esteja atento neste tipo de situações para que não caia no erro de dizer algo que o possa prejudicar.

5. Evite divagar e dizer banalidades nas suas respostas. Um bom entrevistador, com certeza exigirá respostas que sejam oportunas e relevantes. Além disso, tenha a preocupação de dar respostas que sejam adequadas, mantendo um compromisso entre o que é importante para si e para o seu entrevistador.

6. No final peça aos seus amigos que façam um diagnóstico sobre o seu desempenho ao nível da postura e pertinência das respostas às perguntas feitas.

Para finalizar, gostaria de lhe relembrar que a perfeição obtém-se com a prática.

Boa entrevista!!!

Leave a Reply