03 Julho 2013 ~ 0 Comments

O marketing pessoal para o sucesso profissional

Antes de percebermos o que é o marketing pessoal, é necessário compreender o conceito de marketing. O marketing é uma estratégia utilizada em diversas áreas das quais podemos destacar as vendas ou comunicações. O objetivo principal do marketing consiste em criar valor e satisfação no cliente de forma a que ambas partes saiam a ganhar.

Então o que é o marketing pessoal e como contribui para o sucesso profissional?

O Marketing pessoal é uma estratégia utilizada por um individuo, com o objetivo de desenvolver contactos e relacionamentos no âmbito pessoal e profissional. Por outro lado, é também um meio de evidenciar as suas características, competências e habilidades que sejam relevantes para os outros.

O marketing pessoal para o sucesso profissional

O seu sucesso profissional não depende exclusivamente do seu currículo nem dos seus conhecimentos, depende também da forma como você se apresenta no mercado de trabalho. Portanto, você deve promover a sua imagem  de forma a evidenciar-se num mercado cada vez mais exigente e competitivo.
Como é óbvio, de nada serve a você possuir determinadas características relevantes para determinado emprego se não for capaz de as evidenciar corretamente numa entrevista. Por isso se torna tão importante, para ser bem-sucedido no mundo do trabalho, investir no seu marketing pessoal.

Quais as vantagens de desenvolver o marketing pessoal?

Como desenvolver o seu marketing pessoal?

Neste momento você tem a consciência da importância desta “ferramenta”, e por isso terá de de investir neste aspeto para se destacar em relação aos demais. No entanto, devo alertar que o marketing pessoal não é de maneira nenhuma uma auto-promoção e muito menos uma forma de falar apenas de si mesmo. Você promove-se na forma como age com os demais, pelo trabalho que desempenha nos diversos contextos (social, associativismo, familiar, profissional), pelos mentores que teve, universidade que frequentou…

Você deve construir uma imagem de profissionalismo e entusiasmo, de maneira a transmitir uma energia que seja percecionada pelos outros, de uma forma positiva. Assim, você transmitirá a ideia que é uma pessoa bem-sucedida, disciplinada, organizada e que se empenha e gosta do que faz.

Portanto, não vale a apenas dizer que é, você tem demonstrar as suas virtudes e ser capaz de transparece-las. Isto significa que você tem de ter um autoconhecimento dos seus gostos pessoais, aspirações e motivações. Caso contrário você não será capaz de vender o seu “produto”: você enquanto profissional.

Além de você saber quais as suas competências pessoais e profissionais, é necessário que faça uma análise tendo por base as perguntas que se seguem:

Eis algumas das perguntas que o podem orientar no desenvolvimento do seu marketing pessoal

  • Quais os seus objetivos, pessoais, profissionais e financeiros?
  • Quem serão os seus “clientes” (empregadores)?
  • Qual área profissional que gostaria de trabalhar?
  • Em que empresas gostaria de estagiar?
  • Quem serão os seus mentores/professores e a quais pedirá apoio?
  • Qual o seu plano de estudos que desenvolverá de forma a ficar mais preparado para o mundo do trabalho?
  • Como pode proceder para construir uma imagem positiva junto dos empregadores/empresas, colegas, e professores?
  • Como conseguirá uma maior exposição profissional?

Ao responder a estas questões você estará mais consciente dos seus objetivos pessoais e profissionais e será por isso capaz de evidenciar os seus pontos fortes de forma a ir ao encontro dos interesse do seu empregador. Através de uma correta utilização do Marketing pessoal você aumentará exponencialmente as suas possibilidades de empregabilidade.

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