20 Março 2013 ~ 0 Comments

Não encontra trabalho na sua área? Mude de carreira!!!

Já lá vai o tempo em que um emprego era para uma vida. Atualmente é bem provável que cada um de nós mude de emprego pelo menos 12 vezes e pelo menos 3 mudanças de carreira ao longo da nossa vida. Estando cientes deste fato e numa situação de desemprego, poderá ser a altura perfeita para vislumbrar outras possibilidades de emprego.

Harvey Mackay no seu livro “Emprego Garantido” apresenta um exercício simples que nos permite alterar a nossa perspectiva face à nossa atual carreira

Numa folha de papel, ou no seu computador através de um software de desenho (recomendo o software FreeMind para a elaboração de mapas mentais) desenhe um círculo. Este círculo representa as competências e os conhecimentos que utilizou no seu último emprego. Neste círculo estará a base que lhe permitirá chegar a outras perspetivas profissionais.

A partir do círculo, desenhe um conjunto de linhas em direcção à sua periferia. Estas linhas representam os possíveis empregos para os quais estaria preparado para trabalhar, se tivesse de mudar de carreira.

Vamos a um exemplo, imagine que é um mediador imobiliário de uma grande agência e que possuí uma experiência de 6 anos de actividade o que lhe confere um elevado conhecimento sobre o setor. Que outros empregos poderia então procurar?

A seguinte figura demonstra um exemplo da elaboração deste simples exercício:

As possibilidades são imensas, é uma questão de pensar sobre as competências profissionais que adquiriu no seu emprego e encontrar de uma forma criativa outras possibilidades de emprego que encaixem nas competências que adquiriu.

 

Leave a Reply