Entrevista de Emprego

As perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego

Na lista que se segue podemos ver as perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego. Uma boa forma de nos prepararmos para uma entrevista, consiste em previamente preparar as respostas as perguntas de forma a que possamos dar aquando da entrevista respostas sucintas e directas ao entrevistador. Convém relembrar que é preferivel ocultar certas informações sobre nós do que dar falsas informações acerca do nosso perfil profissional.

Fale acerca de si

Esta é sem dúvida uma das perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego.  A resposta a ser dada deverá ser directa  no sentido de  valorizar o seu perfil profissional.

Quais são os seus objectivos a curto prazo e a longo prazo?

Com esta pergunta o entrevistador pretende saber se os seu objectivos vão ao encontro dos objectivos da empresa.  Convém que dê respostas concretas e evite generalizações. Respostas como “ganhar bem” ou “ser feliz” são completamente desaconselhadas.

O que procura num emprego?

Existe um conjunto de repostas que poderá dar e que o distinguirá dos demais: desenvolvimento profissional e pessoal, participação num projecto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, desafios, etc.

Quais são as suas maiores qualidades?

Indique as características da sua personalidade que sejam tidas como sendo de um bom profissional:  empenhado, dedicado, competente, responsável, entusiasmado, resiliente, criativo, pro-activo, persistente,.

Quais são os seus pontos negativos ou defeitos?

Na sua resposta deverá ter alguma cautela, uma vez que  não poderá ser muito demasiado negativa, pois poderá prejudicar a sua  imagem enquanto possível candidato. Evite respostas do género: “sou desorganizado”, “desmotivo-me facilmente”, “não sou bom a cumprir horários”.
Uma forma de dar a “volta” a esta pergunta, consiste em responder, tendo por base aquilo que normalmente é considerado uma qualidade, mas agravando-o de forma a parecer um “defeito”. Por exemplo: “Sou exigente demais”, “Sou demasiado auto-crítico”, “Exijo muito dos outros”,  “Sou persistente demais”, “Sou demasiado perfeccionista”, etc.

Dê um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.

Esta é talvez uma das perguntas mais difíceis de responder. Neste caso deverá ser capaz de evidenciar e focar-se nas suas nas suas capacidades de forma a valorizar o seu perfil como sendo o candidato mais adequado para a função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa. Pense que como se o seu trabalho e as suas competências fossem um determinado produto que pretende vender, neste caso ao entrevistador, com o intuito de o preferirem em detrimento dos restantes.

É capaz de trabalhar sob pressão e com prazos estabelecidos?

Uma resposta negativa a esta pergunta irá com certeza eliminado enquanto candidato.  Demonstre que é capaz de trabalhar com prazos e sobre pressão. Dê exemplos da sua experiência profissional anterior em que trabalhou nestas condições.

Como ocupa os seus tempos livres?

Os seus passatempos e hobbies demonstram que possui a capacidade de gerir o seu tempo, que aposta no seu desenvolvimento pessoal e  que tem facilidade no relacionamento interpessoal.

Quais as razões que o levaram a enviar o seu curriculum para esta empresa?

Na resposta a esta pergunta, deverá falar sobre a informação que recolheu sobre a empresa no seu site oficial,  através de informações obtidas por meio de trabalhadores ou ex-trabalhadores da empresa, consulta de revistas da especialidade, etc).  Deverá falar na actividade da empresa e a forma como esta é do seu interesse como futuro empregado.

Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?

Com esta pergunta, pretende-se que o candidato seja capaz de identificar uma situação em que tenham sido confrontado com um problema ou dúvida, e que tenha sido capaz de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.

 Quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?

Caso possua alguma experiência profissional, tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objectivos profissionais da empresa.

Que avaliação faz da sua última  experiência profissional?

Não é boa ideia queixar-se  e criticar a empresa e os respectivos colaboradores. Tenha em conta que é preferível dizer algo positivo, acerca do ambiente de trabalho ou o produto e serviço da empresa.  Este cuidado deve-se ao facto de o entrevistador poder pensar que poderá acontecer o mesmo no futuro relativamente a sua empresa.

Com que pessoas tem mais facilidade de em lidar? E mais facilidade?

Esta pergunta serve para perceber até que ponto o candidato consegue lidar com as diferentes personalidades de cada individuo e  se possui flexibilidade para lidar com vários tipos de pessoas.

Qual será o salário justo para si?

O entrevistador pretende saber quais as suas expectativas e se estas se ajustam ao quadro remuneratório da empresa. Um bom ponto de partida é basear-se no salário auferido na experiência profissional anterior,  e ajustá-lo tendo em conta as funções a desempenhar no emprego a que concorre.

Termos pesquisados:

  • motivação como pergunta de entrevista