05 Abril 2013 ~ 0 Comments

Como responder a anúncios de emprego?

No artigo anterior falei da importância de descodificar os anúncios de emprego. Hoje irei abordar os aspectos essenciais para responder aos anúncios de emprego.
A resposta aos anúncios de emprego poderá ser feita através de carta, email ou telefone. Qualquer que seja a forma como o anúncio seja respondido, deverá haver uma preocupação em redigir e estruturar de uma forma cuidada a nossa resposta.
Com intuito chamar atenção do entrevistador, torna-se necessário que a nossa resposta ao anúncio demonstre as razões pela qual nos candidatamos, sem esquecer de evidenciar as competências, experiência, formação relevante, para o emprego em questão.

Como redigir uma carta de apresentação?

A carta de apresentação apesar de ser também o currículo resumido, deverá ser acompanhada pelo seu currículo. Não se esqueça que o entrevistador provavelmente irá receber várias respostas, por isso convém ser breve e incisivo na sua carta de apresentação. Estas instruções também são validas para respostas a anúncios por email.

O que deverá conter:

• A sua identificação (canto superior esquerdo da folha): nome, morada, telefone e e-mail.
• Dados da entidade (nome do destinatário, cargo, nome da empresa e endereço de correio).
• Referência ao anúncio e ao posto de trabalho a que se candidata;
• Manifestação do seu interesse pelo posto de trabalho a que se candidata e pela empresa, fazendo a relação com a sua experiência profissional e as suas competências profissionais e técnicas.
• Demonstrar a sua disponibilidade para uma entrevista.
• Despedir-se formalmente dando os seus cumprimentos e assinar e datar a carta.

Se respondeu ao seu anúncio por email, tenha o cuidado de solicitar que confirmem a receção do mesmo.

Como responder a anúncios de emprego por telefone?

A resposta a anúncios por telefone requer uma preparação prévia da sua parte, de forma a esclarecer todas as suas dúvidas e com o intuito de despoletar o interesse do entrevistador.

Antes de telefonar – preparação:

• Faça um levantamento das questões que pretende colocar durante a conversa telefônica.
• Leia o seu currículo e sublinhe os aspectos chave a referir ao seu interlocutor.
• Tenha junto a si a sua agenda ou caderno para anotar todas as informações relevantes, bem como a data e hora da entrevista a ser marcada.
• Tenha o cuidado de escolher uma hora para efetuar o telefonema que seja mais adequado ao horário de funcionamento da empresa, evitando as horas do início e fim do dia de trabalho.
• Telefone a partir de um local sossegado sem que possa ser perturbado.

Durante o telefonema

• Cumprimente a pessoa que atende e refira qual a razão do seu telefonema, tendo o cuidado de referir qual o anúncio que pretende responder.
• Confirme se a pessoa que lhe está a falar é a pessoa com quem deverá falar sobre a oferta de emprego. Se assim não for, peça para transferir a chamada, solicitando o nome da pessoa referida.

Não se esqueça de falar de uma forma calma e clara. Coloque todas as questões pertinentes e responda com clareza às questões colocadas.
É igualmente importante, no final da conversa, fazer uma avaliação do telefonema e anotar as informações obtidas.

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