06 Fevereiro 2013 ~ 0 Comments

Como identificar as suas competências pessoais e profissionais (parte 2)

No artigo anterior abordei o processo da identificação das competências pessoais e a sua importância para construirmos um perfil profissional que reflita as nossas apetências de uma perspectiva de auto conhecimento.

Identificação dos conhecimentos profissionais

Os conhecimentos profissionais não são mais do que o “saber fazer”, que foi sendo adquirido em diferentes contextos tais como, em contexto laboral, formação, tempos livres, etc, que nos habilitam para o desempenho de determinadas funções.

Os próximos exercícios consistem em fazer uma listagem destes conhecimentos que foram adquiridos ao longo do nosso percurso.

Assim, é necessário colocar no papel todos os elementos do seu percurso profissional, escolar e tempos livros, por ordem cronológica. É importante proceder a uma reflexão sobre todas as vivências, de forma a tomar consciência das competências que foram adquiridas e que podem ser relevantes para o nosso perfil profissional.

Após a elaboração destas fichas terá com certeza uma visão mais profunda das suas competências profissionais e pessoais, e com certeza terá uma melhor imagem de si. Deverá ter a preocupação de inserir esta informação no currículo com o intuito de demonstrar as suas competências adquiridas nos diferentes contextos.

Faça aqui o download dos exercícios para descobrir as suas competências profissionais e pessoais.

Fonte: Cardoso, Adelino (2000). À conquista do emprego. Lidel-Edições técnicas

Leave a Reply