05 Julho 2013 ~ 0 Comments

Como destacar-se numa entrevista de emprego

A sua capacidade de destacar-se numa entrevista de emprego pode ser a diferença entre conseguir o emprego ou não.

Na atual conjuntura marcada pela escassez de empregos e o aumento do nível de qualificações dos indivíduos, verificam-se o aumento de uma concorrência maior e cada vez mais implacável.

Assim, torna-se cada vez mais comum que um ato de recrutamento seja cada vez mais criterioso e que aja uma preocupação maior em saber se o candidato é capaz de responder a necessidades concretas da empresa, tendo em vista a rentabilidade desta.

Portanto, podemos encarar a procura de emprego como sendo em tudo semelhante a uma ação comercial onde há um ato de negociação e venda: as suas competências são o produto e o seu empregador o cliente.

No artigo anterior foi abordada a importância do marketing pessoal para o seu sucesso profissional. Tal como na promoção de um determinado produto, você deve ser capaz de se promover a si mesmo.

como destacar-se numa entrevista de emprego

Como se destacar numa entrevista de emprego e afirmar-se comercialmente no mercado:

  • Você deve possuir um conhecimento profundo do seu produto, que é você e as suas competências profissionais, características pessoais e as suas motivações.
  • Ter um projeto profissional claro e bem delineado: você deve saber quais são as necessidades do mercado e de que forma você pode responder e a quais.
  • Fazer um levantamento dos setores de atividade e das empresas a que as suas competências e projeto profissional se adequem.
  • Fazer um estudo do mercado através da sua rede de contatos (Networking), candidaturas espontâneas, pesquisa na internet ou resposta a anúncios.
  • Ter sempre disponíveis exemplares do seu Currículo e demais documentação comprovativa das suas competências profissionais, para poder entregar mesmo em conversas informais, onde alguém se oferece para encaminhar o seu currículo a um possível empregador.

Durante a entrevista de emprego não se esqueça:

  • Cuidar da sua apresentação e ter atenção à sua postura durante a entrevista.
  • Saber auscultar as expetativas e necessidades do empregador, sem se esquecer de demonstrar que você é a pessoal ideal para esse emprego.
  • Apresentar as suas competências e referencias profissionais.

Não se esqueça: para ser bem sucedido numa entrevista de emprego você deve ser capaz de destacar-se em relação aos demais candidatos.

Leave a Reply