04 Abril 2013 ~ 0 Comments

Aprenda a descodificar os anúncios de emprego

Anuncios de jornal

Partindo do princípio que selecionou um anúncio para responder, deverá ter o cuidado de analisar e descodificar todo o seu conteúdo. Cada um dos elementos descritos diz respeito aos requisitos que a entidade empregadora procura nos candidatos. Deverá assim, ter especial atenção à informação do anúncio de emprego nomeadamente às expressões e abreviaturas utilizadas, tendo o cuidado de sublinhar as palavras-chave que lhe pareçam mais relevantes.

A análise dos anúncios poderá ser de grande ajuda na elaboração da sua resposta e para a preparação da entrevista.

Quais as palavras-chave relevantes de um anúncio de emprego?

  • Caracterização da empresa: Apresentação da empresa que poderá vir identificada ou nonão. Dá-nos uma impressão sobre empresa ao nível do seu posicionamento  mercado, sector de actividade e dimensão da mesma.
  • Tarefas relevantes da função: Neste ponto é feito referência às principais tarefas da função tais como o posicionamento hierárquico na empresa.
  • Requisitos académicos: grau de ensino necessário.
  • Requisitos formais de candidatura: Requisitos necessários param o desempenho da função, como por exemplo: idade, conhecimentos e experiência profissional na área exigida, conhecimentos informáticos e de línguas, carta de condução, capacidade de liderança e trabalho em grupo.
  • Condições de remuneração: diz respeito à remuneração, prémios de produtividade e incentivos, condições de trabalho, regalias  sociais e de saúde, perspectivas de promoção na carreira e formação.

Tenha em atenção ao seguinte, e não se deixe impressionar:

  • Os anúncios de emprego têm a tendência a ser exagerados, por isso, não se deixe impressionar. Exemplos: “A nossa empresa é mais bem conceituada no seu sector”; “Empresa em franca expansão”; “São exigidos sólidos conhecimentos em informática”.
  • É muito difícil, quaisquer pessoas preencher todos os requisitos exigidos;
  • Responda igualmente aos anúncios para os quais não reúna todos os requisitos pedidos, uma vez que poderá ter outras características igualmente relevantes para a função

Leave a Reply